OFICINA LICENÇA POÉTICA

A CONVITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, EU MVHEMP AMBULANTE CULTURAL, ELABOREI A OFICINA LINCENÇA POÉTICA. FOI REALIZADA NO EVENTO PRO JOVEM ADOLESCENTE - ENCONTRO DA ZONA OESTE. ACONTECEU NO ÚLTIMO DOMINGO DIA 19/06/2011 NA BIG FILD EM CAMPO GRANDE.








A oficina Licença Poética visa apresentar a música como forma livre de expressão, substituindo as velhas regras acadêmicas e colocando a disposição dos participantes a liberdade de criação e de posicionamento, sem se impor limites como seu grau de conhecimento ou condição social.


A oficina propõem despertar a sensibilidade musical e incentivar a pesquisa como parte indissociável do desenvolvimento e da criação musical. A Licença Poética se dá basicamente na exposição dos assuntos essenciais a serem inseridos através de palestra e com audição musical.





A PROPOSTA DA OFICINA foi fazer com que jovens tenham acesso ao universo mágico do Hip Hop usando seus elementos como ferramenta de instrução e desenvolvimento pessoal. Destacamos a figura do MC (mestre de cerimônia), preparando-os para transitarem com desenvoltura entre o domínio da fala, da poesia, da música e de qualquer ritmo que lhes forem apresentados. Com a finalidade de obterem domínio de palco.


A oficina visa encurtar a distância entre as culturas nacionais bastante conhecidas como o partido alto, o coco, o samba, o repente, a embolada, o baião, a MPB com a cultura Hip Hop presente e crescente no mundo inteiro. Mostrando que esses diversos segmentos culturais têm muitas semelhanças na sua forma de construção de versos, quebrando os preconceitos e alargando as possibilidades de criação.


Ensinar aos jovens novas técnicas de canto.


Incentivar o gosto pela leitura (de letras de músicas e de textos literários) e a pesquisa de sons, como o cordel, os cantos indígenas, MPB, samba, o frevo, o baião e outros ritmos.


Também preparar os alunos para atuarem positivamente em suas comunidades, com consciência política e poder de crítica para serem verdadeiros articuladores. Trabalhando aliado aos valores de respeito, autoconfiança e solidariedade, acrescentando, dessa forma, conteúdo às suas próprias produções.

Queremos despertar de forma natural a inteligência musical. Preparando a sensibilidade sonora para a apreciação e discriminação dos sons ; para a composição de ritmos, texturas e timbres; e para reproduzir peças musicais.

Os facilitadores da oficina foram MVHEMP e o  CONVIDADO MC LOUCOMOTIVA que ficaram a cargo de fazer essa ''ponte'' sonora e teórica entre os participantes e os conhecimentos adquiridos em sua experiências na criação e produção musical.

Comentários

Postagens mais visitadas