Mobilização

Confira a mobilização que está rolando em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, para manter um Curso Pré-Universitário da UFRJ, Leia a matéria feita por Hosana Sousa, colaboradora do blog CulturaNI:

Jovens se mobilizam em prol da coontinuidade do Curso Pré Universitário em Nova Iguaçu - RJ
Por Hosana Souza

Parafraseando Luis Fernando Veríssimo “Ainda pior que a convicção do não é a incerteza do talvez... É o quase que incomoda, que entristece, que mata...” A proximidade com o terceiro mês do ano vem deixando a flor da pele os nervos e sonhos daqueles que pretendem lutar por uma vaga em universidades públicas esse ano. O motivo para tanta ansiedade é a falta de informação e até mesmo de esperança quanto ao retorno do projeto Pré-Universitário da cidade.
O projeto CPU-NI completaria em 2011 uma parceria de seis anos entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas por enquanto permanece apenas no campo da imaginação. “Estamos todos de mãos atadas esperando a resposta da prefeitura”, comenta Leandro Almeida, professor de geografia e Coordenador da unidade Rubens Falcão, “Nossos salários estão atrasados desde outubro de 2010, a UFRJ não liberará o inicio das inscrições enquanto situações como esta não estejam resolvidas”, revela o professor.
Como ex-aluna do pré-vestibular posso comentar que o misto de burocracia e silêncio do poder público municipal não atrapalha a vontade de fazer a diferença da equipe CPU-NI. Durante um ano vesti a camisa laranja-mecânica e participei dessa família que contabiliza 25% de índices de aprovações em diversas Universidades do estado, dentre elas a minha. “Se preciso for eu ressuscito a camisa laranja e vou para frente da prefeitura protestar”, comenta Eduardo Veroneses, aprovado em 2º lugar em Química na UFRRJ.
Desde meados do ano passado, com a mudança na gestão municipal, o atraso dos salários, o não envio de verba para aulas-campo iam deixando no ar a discussão quanto à permanência do projeto. “Um partido como o PDT que sempre levantou a bandeira da educação, aparece como responsável por acabar com um projeto como esse. O abaixo assinado é importante, é necessário realmente tirar a prefeita de sua zona de conforto. O que mais pode causar isso a um político que ver uma propaganda negativa contra sua gestão”, diz Rodrigo Gusman.
Em outubro foi assinado o contrato de permanência do projeto em 2011, que aparentemente não vem sendo respeitado. A PR-5 da UFRJ mantém inacessível o link para novas inscrições e repassa, apenas para os professores, a informação de que o convênio não vem sendo considerado pela prefeitura. Esta permanece em silêncio diante das ligações dos jovens estudantes e das perguntas da universidade.
A relação de afeto e pertencimento criada pelo projeto faz com que hoje comunidades no orkut, abaixo-assinados pelo facebook e diversos tweets corram o mundo pela permanência do curso. “Estou muito feliz com a movimentação espontânea de todos. Isso mostra que o projeto é visto como algo fundamental para os estudantes de NI”, diz Rafael Peres professor e Coordenador de Monitoramento e Avaliação de Dados CPU-NI. “Acho válida todas as manifestações que vocês estão fazendo. Acredito eu, que através de uma "pressão organizada", ou seja, nada de tumulto, quebrar nenhum patrimônio público etc. nós conseguiremos manter o CPU-NI funcionando não somente em 2011, mas sim, para os próximos anos”, encerra.


Assine e divulgue você também:

Comentários

Postagens mais visitadas