3° R4Life Festival Internacional........2011


Vem aí o maior festival de música e sustentabilidade do Sul do Brasil
A Praia dos Amores e a Praia Brava, das cidades vizinhas de Balneário Camboriú e Itajaí, serão palco do dia 17 até 20 de fevereiro, de um dos maiores encontros da música, cultura e sustentabilidade que a região da Costa Verde e Mar já viu. Estamos falando do R4Life Festival.
Durante quatro dias, artistas nacionais e internacionais de diferentes expressões artísticas apresentam e efetivam seus trabalhos engajados em práticas e mensagens de uma atitude melhor, positivamente sustentável.
A proposta
Com princípios ativos e trabalho bem definido, o projeto não visa fins lucrativos. O espírito único de paz e harmonia com o universo são os principais elementos de interação.
O R4Life chega à sua terceira edição com novidades. A programação artística e musical será voltada para o World Music, unificando a música tradicional com os estilos contemporâneos. Ou seja, música para todos os gostos. Outra grande novidade é que parte da energia utilizada pelo festival será produzida através das ecobikes e de painéis solares.
Ainda dentro da questão da sustentabilidade, a organização do evento traz mais uma ação de conscientização. Todo material utilizado pelo público no festival será reciclado: uma forma de alertar a galera para diminuir o consumo desse tipo de material.
A Feira Multicultural é mais um dos diferenciais do R4Life Festival. Serão expostas diversas expressões artísticas, como apresentações de curta metragens e documentários da Costa Verde & Mar, oficina de compostagem e produções de utensílios domésticos a partir do lixo reciclável, workshops, bazar de trocas e biblioteca viva - um livro doado vale um brinde do festival. Além disso, estarão presentes artesões de diferentes países do Mercosul, artistas plásticos e expositores de fotografia.
Interação na Web
O website do R4Life Festival é uma rede social, onde as pessoas interagem diretamente com os músicos e organizadores do projeto. A plataforma é um canal de debate e troca de informações, sendo utilizado como uma central de produtos midiáticos ligados aos temas tratados no ciberespaço.
Há apenas dois meses no ar, o site já tem mais de 400 membros que interagem e trocam informações todo dia. “Apenas 20% do público é de Santa Catarina, o resto é de fora do estado e até mesmo do país. Isso caracteriza que vai ser um encontro com muitas tribos, unidas pelo mesmo propósito. O evento também servirá para fomentar o turismo da região.”, diz Eron Quintiliano, idealizador do festival. Mais informações: http://r4life.net/.
Ingresso Sustentável
Como o R4Life Festival não tem fins lucrativos, parte da verba arrecadada na comercialização dos passaportes será destinada ao Parque Dom Bosco, que atualmente atende mais de 700 crianças e completa esse ano seu cinquentenário junto à comunidade de Itajaí.

Na compra antecipada do passaporte, que custará R$ 40 e dará o direito de presenciar as maiores atração da World Music, ganha um CD produzido e mixado por nada mais nada menos que Mad Professor, nos estúdios Ariwa, em Londres, na Inglaterra, contendo 13 músicas de artistas que já participaram do festival nas edições anteriores.

Os ingressos estão disponíveis nos Postos Bravas ou pelo endereço eletrônico: www.aloingressos.com.br

Info-line (47) 84187397 / 92404287 / 99927387


Confira as atrações dos quatro dias do R4Life Festival

O R4Life Festival 2011 começa na quinta-feira (17), em grande estilo, ao som do Grupo de Maracatu da Região “Costa Verde e Mar”, que é liderado por alguns alunos do Conservatório de Música de Itajaí e simpatizantes populares.Show inicial de pesoMarcando época e uma distinta geração de produtores britânicos, o gênio do Dub Mundial, Mad Professor, com mais de 38 anos de plena atividade e centenas de discos lançados pela gravadora Ariwa, com base em Londres, apresenta ao vivo seu novo álbum “Audio Illusions Of Dub”.

A banda Veja Luz, da cidade de Taboão da Serra, São Paulo, revelação da música reggae nacional, é outra atração do primeiro dia de R4Life Festival. A vozes e a música continuam em exuberância com a cantora, compositora e instrumentista Andreia Dacal, natural de Niterói, Rio de Janeiro.Mais uma aposta musical do evento é a banda Apolônio, que mistura uma série de elementos a partir de tambores eletrônicos com o cruzamento de um acordeão, e o vocal falando sua melhor melodia acompanhada de certo groovy, simplesmente original.

Segundo diaMovimentando mas solto, o DJ Giuliano inicia o segundo dia de festa com o melhor do Lounge. Em seguida, chegam ao palco principal os cariocas do Comando Selva, coletivo que trabalha ritmo e poesia e representam a mais nova geração do hip hop nacional.Seguindo a mestiçagem musical, direto da Argentina, DJ Rasflek, um dos maiores divulgadores da música reggae/ dance hall latino americana.

Levando a bandeira da música catarinense, a Trupe Sonora Casa de Orates, baseada na cidade de Itajaí, apresenta um show único, com músicas que partem de uma perspectiva sonhadora, onírica, lúdica e filosófica.O DJ Kosta Kostov chega direto da Alemanha para apresentar seu percurso musical de culturas. Para fechar a segunda noite em grande estilo, toda a experiência e bom humor dos 50 anos de carreira do grande baterista e compositor Wilson das Neves, natural do Rio de Janeiro.Terceiro diaAbrindo e soltando seus Beats, Breakes, Hip Hop, Soul e Nu Funk, o DJ Color C vem da Suíça com experiência internacional comprovada.

Já o grupo NegroaVapor, formado por músicos da região fazem o show de lançamento nacional do seu segundo álbum “Liberta Jah”.Marcando a maior expressão cultural brasileira espalhada no mundo, o paulistano Rodrigo Sá, cantor, compositor e percussionista, apresenta projeto solo acompanhado pelo grupo local de capoeira.

Da Noruega, a cantora e compositora She, apresenta seu novo disco, lançado recentemente na Europa, acompanhada pela banda QG Imperial, que surgiu em São Paulo, mais propriamente na Rua Augusta, sendo a primeira banda e grande percussora da música dance hall no Brasil.Ras Ital, nascido em São Paulo, e criado em Barbis, e na Guyana, músico e compositor é amante e um dos grandes percussores da cultura Nayabingh.

E para completar esse grande show o primeiro vocalista da banda percussora do reggae brasileiro, Cidade Negra, Ras Bernardo.Mestiço e com estilo, o norte-americano Maga Bo, radicado no Rio de Janeiro há dez anos, é considerado uma dos principais produtores de World Music do mundo, fusionando sons inusitados, graves absurdos e levadas swingadas de todos os continentes, desde do hip hop, dub, raí, capoeira, cumbia, e batidas eletrônicas.

Fechando a terceira noite, de Buenos Aires, um dos maiores picos do festival, os argentinos do Pollerapantalon, apresentam sax tenor, alto, barítono, guitarra elétrica, baixo, bateria e teclado, oferecendo ritmos que vão do funk ao ska, através do tango, chacarera e da música cigana, com uma pitada de rock, num resultado sonoro esmagador.Último diaPara abrir os trabalhos do último dia, o grupo 3ADUB, formado por músicos amigos da Praia Brava e de São Paulo, fazem o show de lançamento nacional do seu novo projeto.

Mestre do Dub brasileiro, Buguinha Dub, nascido e criado em Recife, utiliza equipamentos analógicos dos anos 70, com fortes influências das originais radiolas jamaicanas e do Maranhão, tudo no tom de festa popular com o melhor do puro improviso.Na continuidade da programação, vem os itajaienses da Tribuzana.

Com influências peixeiras, seu som é uma mistura de rock percussivo, com swigues e grooves de guitarras contemporâneas.De Porto Alegre, o DJ Chernobyl mostra em seu show, todo seu pioneirismo de baile funk com rock. Guitarrista e produtor da banda gaúcha Comunidade Nin Jitsu, é DJ e produtor com reputação mundial.

E para fechar este diferente e ousado programa musical e cultural, o R4Life Festival trás o trio carioca, Cabeza de Panda, um ursídeo originário das frias montanhas chinesas, que se mudou para o Rio de Janeiro, formando uma banda de rock com múltiplas personalidades e temperamento bipolar, sombria e psicodélica, regressiva e progressiva, revisionista e visionaria. O trio foi banda de apoio do cantor e compositor Marcelo D2 nos últimos oito anos.

Por Deivid Coutoenergyitajai@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas