A ESCOLA LIVRE DE CINEMA DE NOVA IGUAÇU é a primeira escola de audiovisual da Baixada Fluminense e funciona desde julho de 2006. Sua metodologia articula o corpo, a palavra e o território como elementos de expressão da imagem e do som através de ações artísticas dentro e fora da sala de aula. O conteúdo pedagógico aponta para um domínio da técnica e do encorajamento estético.
Nestes anos, já passaram pela escola mais de 3.000 alunos entre crianças, jovens, adultos e idosos. Profissionais de reconhecimento notório do cinema e da educação estão em nosso quadro de professores. Além disso, ex-alunos se tornaram mediadores e produtores da escola.

Neste momento a escola desenvolve uma experiência com professoras de língua portuguesa para potencializar o audiovisual dentro da sala de aula. O Iguacine é uma das ações mais importantes da ELC, onde promovemos o encontro de nossa experiência do audiovisual como um recurso de desenvolvimento do território com outras estratégias nacionais.

Acesse o blog e acompanhe o cotidiano do curso de audiovisual para crianças do Programa Bairro-Escola: http://www.escolalivredecinema.blogspot.com

O IGUACINE – 3° FESTIVAL DE CINEMA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU acontecerá de 24 a 28 de março de 2010. Realizado pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, é o único festival audiovisual sediado na Baixada Fluminense, e por isso, de grande importância no cenário cultural do Rio de Janeiro. Todas as suas atividades são gratuitas. Além de difundir a recente produção nacional, o Iguacine proporciona o encontro do público com os realizadores e profissionais da área. O Festival acredita na importância de gerar reflexões sobre como os realizadores criam estratégias de criação e produção de suas obras, e como o público interage com elas.
O projeto é uma estratégia de inclusão produtiva e subjetiva dos moradores da cidade, buscando contribuir para o direito ao acesso público de práticas culturais.
O Iguacine tem em sua programação as seguintes Mostras: Competitiva de curtas-metragens, Panorama Nacional (longas-metragens convidados), Homenagens (cineasta homenageado) e Bairro-Escola. Promovendo ainda outras atividades, como oficinas e debates.


O regulamento do festival pode ser baixado em PDF:

http://www.escolalivredecinemani.com.br/iguacine2010/images/regulamento-iguacine-2010.pdf

As inscrições podem ser feitas online pelo link:

http://www.escolalivredecinemani.com.br/iguacine2010/index.php?option=com_jforms&view=form&id=2&Itemid=3

E a ficha de inscrição também pode ser baixada em PDF.

http://www.escolalivredecinemani.com.br/iguacine2010/images/ficha-de-inscricao-iguacine-2010.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas